A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) destruiu uma grande plantação de maconha em uma fazenda na zona rural de Patrocínio/MG, na manhã desta segunda-feira (28), durante a Operação Mandrágora. A ação foi realizada em conjunto entre o 46º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede no município, e a 9ª Companhia PM Independente de Policiamento Especializado (Cia PM Ind PE), de Uberlândia/MG.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça da Comarca de Coromandel/MG, as equipes se deslocaram até uma fazenda em Patrocínio, nas proximidades da divisa com Coromandel. No local, encontraram uma área de cultivo com aproximadamente 6 mil pés de maconha, com altura média de 1,5 metro. A plantação era cercada por sombrite preto e equipada com sistemas de irrigação e iluminação, configurando cultivo estruturado e voltado à atividade ilícita.
Com a chegada das equipes, três suspeitos fugiram para uma região de mata. O rastreamento foi iniciado com apoio dos cães de captura, mas até o encerramento da ocorrência, os indivíduos ainda não haviam sido localizados. As buscas continuam entre as regiões de Santa Rosa e Boa Vista, na divisa entre Patrocínio e Coromandel.
No local, também foi apreendido um veículo, além de diversos materiais utilizados no plantio da droga, como vasos, sementes, ferramentas agrícolas, bombas e mangueiras. A Perícia da Polícia Civil recolheu amostras da substância para análise e, após autorização legal, a plantação foi destruída por queima controlada, conforme previsto na legislação.
A operação recebeu o nome “Mandrágora” em referência à planta homônima, historicamente cercada de mistérios e simbolismos, considerada por muitos como detentora de supostos “poderes mágicos”. A iniciativa teve como objetivo principal a prevenção e repressão ao tráfico ilícito de drogas.
Participaram da ação militares da 9ª Cia PM Ind PE (GER/ROCCA), 2ª BRAVE, 265ª Cia Tático Móvel, 98ª Companhia PM, com apoio de cães farejadores, além da Polícia Civil, com presença da Perícia Técnica e atuação do Setor de Inteligência da PM.
Segundo a PM, as informações levantadas até o momento indicam que os suspeitos não seriam moradores da região, o que pode facilitar sua identificação por parte da comunidade.
A Polícia Militar pede que qualquer movimentação suspeita de pessoas ou veículos seja imediatamente comunicada pelo telefone 190. A denúncia é anônima e sigilosa, podendo ser essencial para a localização e prisão dos envolvidos.